Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mais de 4 meses de detenção pelo desrespeito. Militar instalou tapete vermelho e som automotivo em frente à casa do comandante

    há 4 anos

    O plenário do Superior Tribunal Militar (STM) confirmou, por unanimidade, sentença que condenou um subtenente do Exército por seu comportamento desrespeitoso em relação a um coronel.

    O réu e o ofendido eram vizinhos e moravam na vila militar do Exército, na cidade de Palmas (TO).

    Na acusação que deu origem ao processo, o Ministério Público Militar (MPM) narra que, em novembro de 2016, o coronel, que também era comandante do 22º Batalhão de Infantaria Motorizado (22º BI Mtz), sentiu-se incomodado com o barulho proveniente de uma festa na casa do subtenente e por três vezes, durante do evento, solicitou que o proprietário da casa baixasse o som, pois estava contrariando norma interna da vila militar.

    No entanto, por volta das 19h, após três pedidos do coronel, sentindo-se chateado pelas intervenções do oficial em sua festa, o denunciado estacionou seu veículo em frente à casa do ofendido, retirou do porta-malas uma caixa de som, ligou em alto volume e a posicionou, virada diretamente para a residência do comandante.

    Após ser notificado por um representante da guarda do batalhão, o acusado acatou a ordem e retirou a caixa de som do local. No entanto, mais tarde, o militar retornou à residência do coronel e desta vez colocou um tapete vermelho e um pneu em frente à entrada da garagem da residência do coronel.

    Em maio de 2019, a primeira instância da Justiça Militar da União (JMU), representada pelo Conselho Permanente de Justiça (CPJ), decidiu, por unanimidade, condenar o réu com base no artigo 160 do Código Penal Militar (CPM)– desrespeito a superior – a quatro meses e 15 dias de detenção.

    A sentença determinou, ainda, a não concessão do benefício do sursis (suspensão condicional da pena), pelo fato de a medida ser expressamente vedada nessas circunstâncias, de acordo com o artigo 88, inciso II, alínea b, do CPM.

    Confirmação da sentença

    No recurso julgado pelo STM, o relator do caso, ministro Mário Lúcio de Barros Góes lembrou que o crime de desrespeito a superior tem como elemento subjetivo do tipo, o dolo, ou seja, a vontade livre e consciente de desrespeitar o superior diante de outro militar.

    Segundo o relator, ao contrário do que alegou a defesa do réu, a autoria, a materialidade e o dolo foram cabalmente provados no curso da instrução criminal.

    Em seu voto, o ministro acatou integralmente a decisão da primeira instância da JMU, que entendeu que a incidência do crime de desrespeito a superior só deveria ser considerada uma vez, com base na primeira ocorrência, ou seja, posicionar o carro com o porta-malas aberto em frente à casa do comandante.

    Dessa forma, o segundo evento – colocar um tapete vermelho e um pneu em frente à entrada da garagem da casa – foi desconsiderado para efeito de aplicação da pena, tendo em vista que a sentença já havia entendido não haver provas suficientes para comprovar o fato.

    Contrariando os argumentos da defesa, o ministro Mário Lúcio de Barros Góes declarou que a atitude do réu foi “inadmissível, afrontando os princípios basilares das Forças Armadas, a hierarquia e a disciplina, objetos jurídicos tutelados pelo tipo penal em apreço”.

    “Assim, deixar de aplicar a lei penal militar em caso tão grave, consubstanciaria um perigoso precedente, tendente a fragilizar os pilares norteadores das Forças Armadas”, afirmou o magistrado.

    Apelação 7000732-05.2019.7.00.0000

    A sessão de julgamento foi transmitida ao vivo

    • Publicações2314
    • Seguidores220410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-de-4-meses-de-detencao-pelo-desrespeito-militar-instalou-tapete-vermelho-e-som-automotivo-em-frente-a-casa-do-comandante/787349978

    Informações relacionadas

    Wagner Brasil, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Sargento é condenado pelo crime de desrespeito a superior na Base Aérea de São Paulo

    Superior Tribunal Militar
    Notíciashá 5 anos

    Primeira instância deverá receber denúncia contra oficial da marinha pelo crime de insubordinação, determina STM

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    Afastada competência da Justiça Militar para julgar briga de militares em evento

    Superior Tribunal Militar
    Notíciashá 5 anos

    Militar é absolvido do crime de desrespeito a superior e deverá receber tratamento ambulatorial psiquiátrico

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)