Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Crimes e violações de deveres éticos militares em redes sociais são temas de palestras de juíza da Justiça Militar, em Brasília

    há 8 anos

    A juíza-auditora da Justiça Militar da União, Safira Maria de Figueiredo, fez uma palestra para cerca de 200 mulheres, militares da Força Aérea Brasileira, no último dia 15 de fevereiro, em Brasília.

    O evento, realizado no 6º Comando Aéreo Regional, tratou de crimes e violações de deveres éticos cometidas nas redes sociais. As palestras fazem parte da política de prevenção criminal desenvolvida pela Justiça Militar Federal em várias organizações militares, das três forças armadas, em todas as regiões do país.

    Cresceu muito nos últimos anos e são objetos de sindicâncias e Inquéritos Policiais Militares (IPMs) casos que envolvem o uso das diversas redes sociais que, muitas das vezes, violam regimentos disciplinares e geram processos administrativo) e outros que chegam até a ser crimes militares.

    Às militares da Força Aérea Brasileira, a juíza disse que as leis do mundo real se aplicam também ao mundo virtual e citou uma série de infrações digitais mais frequentes na vida dos usuários.

    Ela explicou, por exemplo, que falar em chat, blog ou comunidade que alguém deve se matar ou sugerir como fazê-lo é crime de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio. A penalidade está prevista no Código Penal, artigo 122.

    Outro caso muito comum é copiar conteúdo de terceiros sem autorização ou sem mencionar a fonte; baixar música MP3 ilegalmente; usar software ou jogo sem licença. Isso é violação de direito autoral e crime de pirataria, previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.609/98.

    A magistrada também informou sobre outras ações que podem ser interpretadas como violação de regulamentos disciplinares das Forças Armadas e que hoje são facilmente cometidos nas redes sociais, em tablets, smarphones, PCs e até nas redes corporativas internas, as chamadas Intranets.

    Ofender moralmente ou procurar descreditar outra pessoa, quer seja militar ou civil, ou concorrer para isso é um bom exemplo e está previsto no artigo 239, do Código Penal Militar - do ultraje público ao pudor.

    O Código Penla Militar diz que é crime produzir, distribuir, vender, expor à venda, exibir, adquirir ou ter em depósito qualquer objeto de caráter obsceno em lugar sujeito à Administração Militar ou durante o período de exercício ou manobras.

    A pena é de detenção de seis meses a dois anos. Na mesma pena incorre que distribui, vende, oferece à venda ou exibe a militares em serviço objeto de caráter obsceno. "Um vídeo obsceno exibido em smartphone dentro de um alojamento pode ser enquadrado nesta norma".

    A juíza Safira Figueiredo também lembrou que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. E por isso todo cuidado é necessário no uso das mídias sociais e dos dispositivos eletrônicos.

    Da mesma foram, lembrou a magistrada, os militares devem estar atendo às exposições de imagens e fotografias de áreas militares e pontos sensíveis, que podem ensejar violações administrativas e criminais.

    • Publicações2314
    • Seguidores220405
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2156
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crimes-e-violacoes-de-deveres-eticos-militares-em-redes-sociais-sao-temas-de-palestras-de-juiza-da-justica-militar-em-brasilia/307351082

    Informações relacionadas

    Notíciashá 7 anos

    Justiça mantém penalidade a policial militar que postou ofensas em redes sociais contra autoridades públicas

    Artigoshá 12 anos

    Os militares e a livre expressão pública do pensamento

    Renan Nogueira Farah, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Uso de mídias sociais e aplicativos mensageiros por Policiais Militares de São Paulo

    Alice Bianchini, Advogado
    Artigoshá 13 anos

    Quais são as principais razões da violência doméstica contra a mulher? Com a palavra, a sociedade

    Carlos Henrique Tavares, Bacharel em Direito
    Artigoshá 7 anos

    Sindicância no Âmbito do Exército e Recursos Administrativos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)