Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STM nega HC a condenado por insubordinação

    há 15 anos

    O Superior Tribunal Militar negou, nessa terça-feira (13), habeas corpus a soldado do Exército condenado a um ano de prisão pelo crime de insubordinação, por recusa de obediência, previsto no artigo 163 do Código Penal Militar. Com a decisão, o Plenário cassou a liminar concedida recentemente, que dava ao soldado o direito de apelar em liberdade.

    A condenação do militar foi imposta, em setembro deste ano, pela Auditoria da 5ª CJM, localizada em Curitiba (PR). Inicialmente, o soldado teve decretada a prisão preventiva, por ter se ausentado de área de acampamento e contrariar ordem direta de seu comandante.

    Por decisão do Conselho de Justiça, o militar teve a substituição da prisão preventiva, decretada em maio, pela “menagem”, tipo de prisão cautelar que pode ser cumprida no próprio quartel. No entanto, o benefício foi logo cassado em razão da fuga do soldado.

    Em junho, o Conselho Permanente de Justiça, responsável pelo julgamento do caso, solicitou exame de sanidade mental do militar. O laudo do exame concluiu pela existência de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de cannabis , transtorno psicótico agudo e transitório e transtorno de personalidade não especificado.

    No entendimento do Tribunal, o resultado do exame não foi argumento suficiente para que o condenado tenha o direito de apelar em liberdade e, por essa razão, determinou que o militar seja novamente recolhido à prisão.

    • Publicações2314
    • Seguidores220407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stm-nega-hc-a-condenado-por-insubordinacao/1976929

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)