Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Militar faz simulação de julgamento com estudantes de Direito da Universidade Católica de Brasília

    há 7 anos

    No dia 27 de outubro, cerca de 60 estudantes do curso de Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB) participaram de uma simulação de julgamento na 2ª Auditoria Militar de Brasília (11º Circunscrição Judiciária Militar) - órgão da primeira instancia da Justiça Militar da União.

    Os universitários participaram de um julgamento simulado de deserção, crime previsto no artigo 187 do Código Penal Militar.

    O artigo prevê que comete o crime de deserção o militar que se ausentar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias. A pena é detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.

    A deserção é considerada um crime propriamente militar, que é aquele que somente o militar da ativa pode cometer. As simulações de julgamento da Auditoria de Brasília fazem parte das visitas acadêmicas e do programa de ações institucionais da JMU.

    A intenção é promover maior integração da Justiça Militar com a sociedade. Na oportunidade, os estudantes desempenharam vários papéis, como membros do Ministério Público Militar, Defensoria Pública da União, juízes-auditores e juízes militares e contaram que com orientação do juiz-auditor da 2ª Auditoria de Brasília, Frederico Veras, e de servidores do órgão.

    Antes, porém, os universitários participaram de uma palestra explicativa sobre a Justiça Militar, as características específicas do processo penal militar e estudaram o processo que fez parte do julgamento simulado.

    No julgamento simulado, os futuros operadores do Direito aprenderam, na prática, como funcionam os julgamentos feitos pelos Conselhos de Justiça da primeira instância da Justiça Militar Federal, que tem a incumbência de processar e julgar os crimes militares ocorridos no âmbito das Forças Armadas do país.

    Segundo Frederico Veras, a ideia do projeto é a divulgação da Justiça Militar como justiça especializada e essencial na manutenção da hierarquia e disciplina dos homens e mulheres que forma as três Forças. “Assim como outros tribunais, há muitos anos a primeira instancia promove visitas acadêmicas. Dessa vez, foram mais de 50 alunos e a previsão é para que a próxima simulação ocorra no primeiro semestre de 2017”, disse.

    Para participar dos julgamentos simulados da JMU em Brasília é muito fácil. Basta entrar em contato com os servidores da 2º Auditoria da 11º Circunscrição Judiciária Militar e marcar uma visita pelo número (61) 3433-7660.

    • Publicações2314
    • Seguidores220407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-militar-faz-simulacao-de-julgamento-com-estudantes-de-direito-da-universidade-catolica-de-brasilia/401747444

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)